quarta-feira, 13 de junho de 2012


Amigos, luzes em nossa vida.

Recentemente eu estava relendo O Livro dos Jovens. Faço isso com frequência uma vez que O Livro dos Jovens é um dos livros da Seicho-No-Ie que mais me inspirou, em minha trajetória como preletor na Seicho-No-Ie.

Além de ter feito muitas palestras utilizando este Livro, que tem uma linguagem muito clara e direta, fui influenciado pelas palavras do prof. Masaharu Taniguchi acerca de muitos aspectos de minha vida. De um rapaz tímido, tornei-me um homem decidido e determinado, graças ao que venho aprendendo na Seicho-No-Ie. Construi, juntamente com a Viviane, a Karime e a Julia, uma família linda e maravilhosa, em que o amor, a dedicação mútua e o sentido de unidade são fortes. Agradeço, diariamente a Deus, pelo que conquistei até aqui, e sei que devo muito aos Ensinamentos da Seicho-No-Ie.

Voltando a O Livro dos Jovens, se existe algo que influenciou a minha vida, foi este livro. Quando era jovem, ainda estudando no ensino médio, tinha dificuldades em ter amigos, em me relacionar com os colegas de classe. Esta era uma época em que eu pensava bastante sobre o meu futuro, o que eu seria, em que trabalharia e etc. E também fui tomado, como muitos outros jovens na minha idade, do medo do futuro.

Na página 119 de O Livro dos Jovens está escrito:

“A companhia de bons amigos é essencial para nós durante toda a nossa vida. Em qualquer idade, devemos fazer bons amigos. Porém, é sobretudo importante encontrarmos bons amigos em nossa juventude, porque nesse caso podemos alcançar juntos um alto grau de desenvolvimento, através da mútua descoberta de qualidades, mútuo elogio, mútuo consolo nos momentos de tristeza e mútua colaboração em todas as coisas.”

Isso me deu conforto. Embora eu sempre tenha mantido minha confiança em Deus e em minha família, tinha certeza que poderia contar com aqueles que me cercavam e que, dessa relação, surgiriam grandes amigos.

Trago, até hoje, em meu círculo de amizade, pessoas que conheci a 20 ou 25 anos atrás, antigos amigos da Associação dos Jovens que, juntamente com outros companheiros, pudemos forjar a nossa personalidade. É maravilhoso ver quantos amigos conquistei ao longo do tempo.

Uma das ajudas que obtive em O Livro dos Jovens foi o de aprender a utilizar minha mente para atrair pessoas que se tornaram bons amigos.

“Para finalizar, vou explicar o “método de conseguir bons amigos através da mentalização”. Se vocês querem ter bons amigos, devem compreender realmente que “Deus é Amor”, e mentalizar o seguinte:”

“O amor de Deus manifesta-se através de mim. Assim como Deus ama todas as pessoas, eu também amo todas as pessoas”.

Orando dessa forma, você, naturalmente atrairá muitas pessoas que se tornarão grandes amigos em sua jornada. Cultivemos sempre o hábito de termos ao nosso redor bons amigos.

Muito obrigado.
(Texto de Benedito Coura)

3 comentários:

  1. Amo este livro tbm, posso dizer que a leitura dele me fez avançar na vida em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  2. Querido Enio... Entendo perfeitamente o que sente ao falar de seus amigos.... Compartilho de sua alegria e gratidão, você meu amigo que muitas vezes tomou forma de anjo... Sinceramente, Muito Obrigada!

    ResponderExcluir