quarta-feira, 18 de abril de 2012

Não odeie


É impossível se sentir feliz quando, ao mesmo tempo, estamos odiando alguém. Muitas vezes ouvimos as pessoas dizerem:  “eu odeio tal pessoa por que ela é má”.
Este mundo é governado por uma lei que diz: “quando faço algo ruim, eu me entristeço”. Há casos de pessoas que acreditam que se tornaram infelizes por odiar alguém, e acreditam que estão sendo punidas por Deus. Mas o que ocorre, na realidade, é que Deus não está punindo ninguém. A própria pessoa, sendo envolvida na vibração de ódio, é que se comete a autopunição.
Mas também, existe uma outra lei que diz que “Se eu faço coisas boas, me tornarei feliz”, e, pensando nesta lei alguém pode dizer: “Deus está nos abençoando” por causa dos bons atos que praticamos. No entanto, tudo que ocorre é apenas o resultado natural dos atos positivos que tem praticado.
Se alguém pratica atos ruins ou mantém pensamentos negativos, certamente receberá a infelicidade. Porém, nossa atitude não deve ser a de odiar tais pessoas, ao contrário disso, devemos nos compadecer pelas suas atitudes. Se odiarmos tais pessoas, entraremos na mesma vibração mental e acabaremos também nos tornando infelizes.  Por isso, a melhor atitude que devemos tomar é a de não odiar a ninguém, não nutrir sentimentos negativos em relação a ninguém.
Ao contrário do que foi relatado acima, devemos viver sempre com a mente radiante, cheia de sentimento que abençoa o próximo. Ao sair de casa, pela manhã, rumo ao trabalho, mentalmente agradeça a cada uma das pessoas que caminham em sua direção. Mentalmente repita: “Que você tenha um dia feliz! Muito obrigado!” ou “Hoje será o melhor dia da sua vida, este é o meu desejo!" Se você vai para o trabalho de carro, haja da mesma forma. Ao para no semáforo, olhe á sua volta e, mentalmente, abençoe cada uma das pessoas que conseguir ver.
Desta forma, iniciaremos o dia mais feliz, e, ao mesmo tempo, melhoremos o nosso caráter, através da prática de atos positivos, que efetivamente trazem felicidade para o próximo.
Vivamos, então, uma vida em que olhemos para o próximo com olhar abençoador, dirigindo-lhes, sempre, pensamento de elogio e louvor.

Muito obrigado.
Preletor Benedito Coura

5 comentários:

  1. q bacana! adorei a pagina! Obrigada!
    e vi q vc tem como link a seicho-no-ie!

    eu faço parte da Ciência da Felicidade q é um instituto muito legal! espero que um dia vc possa conhecer! http://www.happyscience-br.org/
    Abraço! :)

    ResponderExcluir
  2. Este espaço noa abraça, nos aconchega, quanta sabedoria encontro aqui por isso sigo este blog com atenção e afeto.
    Muito obrigada pela partilha.
    Com carinho
    Hana do blog Harmonia.

    ResponderExcluir
  3. gostaria muito de ter conhecido a SEICHO-NO-IE desde pequena, hoje não seriam tantos os conceitos equivocados á serem alterados. Agradeço a todos da SNI que dedicam espaço em suas vidas para levar os ensinamentos aos demais.Muito obrigada por compartilhar um pedacinho de seu conhecimento e nos permitir a possibilidade de mudar, de ver a Imagem verdadeira, de podermos reconhecer que somos todos filhos de Deus, perfeitos.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto e sábias palavras. Muito obrigada.

    ResponderExcluir